domingo, 2 de novembro de 2008

A alimentação na Idade Média


De uma maneira geral, a alimentação medieval era pobre, se comparada com os padrões modernos. A técnica culinária achava-se ainda numa fase rudimentar e as conquistas da cozinha romana tinham-se perdido.
As duas refeições principais do dia eram o jantar e a ceia. A base da alimentação era a carne. Ao lado das carnes de matadouro ou carnes gordas - vaca, porco, carneiro, cabrito - consumia-se largamente caça e criação. A forma mais frequente de cozinhar a carne era assá-la no espeto (assado). Mas servia-se também carne cozida (cozido), carne picada (desfeito) e carne estufada (estufado).

O peixe situava-se também na base da alimentação, especialmente entre as classes menos abastadas, e durante os dias de jejum estipulados pela Igreja. Ao lado do peixe fresco, a Idade Média fez grande uso  de peixe seco salgado e defumado.

Nas casas ricas , onde a culinária era requintada, as ervas de cheiro serviam de ingredientes indispensáveis à preparação das iguarias, como coentros, salsa e hortelã, vinagre e cebola.
O tempero básico era, naturalmente, o sal também usado para a conservação dos alimentos.
As chamadas
viandas de leite estão sempre presentes, isto é, queijo, nata, manteiga e doces feitos à base de lacticínios. O leite consumia-se em muito fraca quantidade. Na sua maior parte transformava-se em queijo ou manteiga. Servia também como medicamento.
Mas a base da alimentação medieval, quanto ao povo miúdo, residia nos cereais e no vinho. Farinha e pão, de trigo, milho ou centeio, e também cevada e aveia, ao lado do vinho, compunham os elementos fundamentais da nutrição medieval.
O número de bebidas era extremamente limitado. Café, chá, chocolate, cerveja,  desconheciam-se. À base do vinho e água  se matava a sede ou se acompanhavam os alimentos. Bebia-se vinho não só ao natural mas também cozido e temperado com água.

4 comentários:

Sara disse...

Obviamente, este tipo de coisas mudaram muito e eu acho que hoje nós temos uma cultura que come muitas coisas que estão erradas e eu espero que isso vai mudar com o tempo que mudou em a figueira rubaiyat

Edelweiss disse...

Peço desculpa mas existem alumas incorrecções neste artigo. Por exemplo na idade média o milho era desconhecido. Este veio para a Europa do continente americano na época dos colonizadores espanhois e portugueses, tal como a batata, o feijão, o tomate, o açucar de cana entre outros. O vinho era produzido nos países de clima mediterránico mas nos países nordicos onde a vinha não conseguia vingar ou onde os romanos não tinham chegado a cerveja e o hidromel eram largamente consumidos. AS classes mais altas, nobreza e clero tinham acesso a uma maior variedade de alimentos e a carne. O povo dificilmente tinha acesso a carne, criar uma vaca ou porco implica muitos restos da casa ou possuir bastante terreno. O mais acessível ainda era criar uma ovelha, aves e ir à caça e pesca.

Unknown disse...

Parabéns.

Unknown disse...

Parabéns.